Abacate todo dia – quando atirei no que vi e acertei o que não vi, como diria vovó

Desde que iniciei a oferta de frutas à Luisa, que no lanche da manhã e, às vezes também no da tarde (quando não tem terapias) ela come abacate, em razão do poder antioxidante deste fruto, especialmente o da espécie Hass, que é uma dentre as cinquenta espécies de abacate existentes no Brasil, muito fácil de encontrar nos mercados. Essa atividade antioxidante é importante para as pessoas com síndrome de Down em razão do stress oxidativo que resulta do excesso de material genético decorrente da trissomia.

tipos-de-abacate

O poder antioxidante do abacate hass já foi constatado por vários estudos, que também constataram que a maior concentração de substâncias antioxidantes se encontra na casca e na semente do abacate e, apenas uma menor quantidade se encontra na polpa. Eis alguns destes estudos: http://www.scielo.br/pdf/rbf/v36n2/v36n2a18.pdf; http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/15257;http://base.repositorio.unesp.br/handle/11449/93461 (dentre outros).

variedades-abacate

Ocorre que dou muito valor ao que as pessoas mais velhas dizem, seu sistema de crenças, seus remédios, sua visão de mundo, suas intuições. Minha bisavó, que era índia, sempre foi uma presença muito forte na vida de todas as mulheres da família, e eu cresci testemunhando como ela dominava, com extrema objetividade, as grandes questões da humanidade. Então, após dois meses ofertando abacate diariamente à Luisa, a imagem da vovó me dizendo coisas do tipo: ‘comer a mesma coisa todo dia faz mal’, ‘essa menina vai ficar verde’ (essa última frase eu quase posso ouvir a vovó dizendo), começou a martelar na cabeça. E então comecei a me preocupar com esse detalhe da rotina alimentar da Luisa, e como solução, decidi que iniciaria a produção do pó da casca e da semente do abacate (que eu imaginava ser possível, e de fato é, pois descobri recentemente pela minha grande amiga-irmã Patrícia Santos que na minha região é costume as pessoas usarem a semente do abacate seca e ralada como remédio), pois assim não precisaria dar a polpa todos os dias, apenas uma pequena quantidade do pó.

resize-0x0_imagem-diferentes-tipos

Quando já estava consultando os métodos seguros de secagem da casca e da semente, eis que minha amiga Deisy Aguiar Elias (de novo a preciosa rede de pessoas preciosas) compartilhou a informação de que a polpa do abacate é rica em luteína biodisponível, tendo aumentado substancialmente a capacidade de memória e raciocínio de um grupo de pessoas que consumiu 100 gramas de abacate diariamente, por seis meses. O aumento da concentração de luteína no cérebro foi constatado pela quantidade desta substância presente na mácula (área da retina) dos participantes do estudo, coordenado pela Dra Elizabeth J. Johnson, que já estuda a luteína há algum tempo, como se pode consultar aqui:  http://www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/?term=Johnson+EJ.

108495-96219-326504-spolador_20120522233855_1343

Diante desta nova informação, óbvio que Luisa não poderá jamais deixar de consumir sua polpa de abacate diariamente. Vou tentar, em sonho, convencer a vovó. Para isso vou usar um dos seus melhores ditados: ‘atirei no que vi e acertei no que não vi’, pois desconhecia esse maravilhoso benefício adicional do abacate. O meu problema agora é ter certeza que Luisa não ficará verde. Nesta imagem, ao lado do Thomaz, aos sete meses e comendo abacate diariamente desde os cinco, acho que ela ainda não está rsrs.

IMG_1936

Mas por via das dúvidas vou priorizar frutas e legumes bem coloridos, pra contrabalancear o verde nosso de cada dia. E ela adora, como podemos ver nessas bochechas lambuzadas de geleia caseira de goiaba.

IMG_2156Sua bênção vó!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s