Os óculos

Quando o Dr. Jaime prescreveu óculos para  a hipermetropia, a minha maior preocupação era se Luisa os usaria ou se os tiraria o tempo todo.

Seguimos a orientação do Oftalmologista e colocamos os óculos pela primeira vez em um momento em que ela estava se divertindo, vendo desenhos animados no tablet. Ela ficou com os óculos, mas depois de um tempo queria tirá-los. Pensei então em criar algum tipo de comemoração ou ritual, para transformar o momento de por os óculos em um momento especial, de “farra”, que criasse a associação com algo bom, positivo, feliz. Foi asssim que surgiu a dancinha dos óculos.

A dancinha funcionava da seguinte forma: toda vez que ela colocava os óculos, cantávamos, dançávamos e fazíamos coreografias. Primeiro começamos com músicas infantis, como na foto abaixo em que ela e a irmã mais velha (Amanda) estão cantando e dançando uma música, na manhã seguinte ao início do uso dos óculos:

IMG_3394

Com o passar dos dias, escolhi uma música específica para ser a música da dancinha dos óculos. A minha escolha foi “A minha menina” dos Mutantes. Dessa forma, o momento de colocar os óculos era um momento de cantar e dançar, de alegria, descontração, muitas gargalhadas, sorrisos, felicidade. Pura farra. Tem um vídeo no meu Instagram em que ela está fazendo a dancinha. Pena que especificamente nesta filmagem ela estava com pressa pra fazer alguma coisa e estava rindo menos que o usual. Eis o link: https://instagram.com/p/BJc8qooB1YL/

Em pouquíssimo tempo ela já estava tão habituada aos óculos que, além de não tirá-los, ela mesma os arrumava quando saíam do lugar, como nesse vídeo, também no meu Instagram: https://instagram.com/p/BLHb_QFALT5/

Compramos apenas um óculos em São Paulo, seguindo a orientação do oftalmo pelo tipo de armação e lentes. Quando voltamos pra casa compramos outro, pra termos um reserva. Esse primeiro óculos reserva, que aparece na foto abaixo, só durou um dia. Luisa o quebrou ao pisar nele.

IMG_3393

Providenciamos, então, outro reserva. A escolha recaiu sobre um modelo de aro redondo, que eu achava lindo. Tão lindo que passamos a usar rotineiramente os óculos reservas. (Foto abaixo:)

IMG_3392

Luisa caiu com os óculos no rosto, machucou o rosto e os óculos redondos começaram a quebrar. Uma das hastes já não encaixava corretamente, então decidimos substituir os óculos reservas por outros de silicone, como os primeiros, para evitar que novos acidentes ocorressem. Vieram então os óculos cor de rosa, abaixo:

IMG_3390

Recentemente, o cachorro da minha filha mais velha, o Drogo, mastigou totalmente  os óculos amarelos. E aí começou tudo de novo. Só que nas últimas semanas surgiu uma novidade, ela criou uma brincadeira que envolve tirar os óculos do rosto pra que digamos ou façamos algo. Estou tentando não reforçar positivamente a brincadeira, deixando, inclusive, que ela fique sem os óculos quando faz isso. Como o novo óculos reserva (foto abaixo) não fez muito sucesso com ela, em breve tentarei uma nova armação de silicone, na expectativa de que ela tenha esquecido a brincadeira. A sensação que eu tenho é a daquele ditado popular que diz – ainda vai passar muita água por baixo dessa ponte, pois no retorno ao oftalmo, oito meses depois (em março de 2017), como recomendado, o grau prescrito se manteve, ou seja, as lentes não tiveram o efeito pretendido de diminuir a hipermetropia nem um pouquinho sequer, apesar de produzirem o efeito de ajustar a visão. Bom, ao menos o grau não aumentou. Ela continua com o mesmograu de hipermetropia e com o mesmo grau nas lentes. E que venham os óculos. E os Mutantes!!!!! IMG_3395

8 comentários em “Os óculos”

  1. Sua dedicação é inspiradora, sua criatividade é motivadora, sua forma de lidar com as questões da Luíza é referencial de a SD não é uma barreira. Como são importantes seus compartilhamentos, como nos mostram que com naturalidade, paciência e empenho simplesmente os obstáculos são transpostos,
    Obrigada Gisele, você me ensina demais !!!!!
    Adna- mãe de Calebe, 1 ano e três mês e com SD

    1. Adna, eu que agradeço imensamente por suas palavras. Esse retorno é muito importante pra mim. O preço de tanta exposição é muito alto. Pagar esse preço só compensa se for para contribuirmos umas com as outras, através das nossas trocas, forjando o verdadeiro sentido de uma comunidade. Muito obrigada 😘

  2. Oi Gisele, sempre leio os seus posts! Acho o seu blog o máximo!
    Tenho um garotinho de 3 anos que precisará usar óculos e atualmente moro na irlanda. Gostaria de pedir a você se possível, que me dê algumas dicas sobre os modelos recomendados. Aqui, não fui orientada quanto a isso.
    Help me please!!! Obrigada!!!

    1. Oi Rosana,

      O Dr. Jaime recomendou a linha Miraflex. Veja no link: http://www.miraflex.com.br
      Você já está no grupo secreto do blog? Acho que não, senão eu lembraria. Tem algumas famílias que estão na Europa. Uma na Inglaterra, duas na Alemanha, uma na Suíça, várias de Portugal.

      O Dr. Jaime recomendou que comprássemos um adaptador próprio para crianças com síndrome de Down, para o lugar da ponte nasal, mas esse adaptador nós não encontramos. Não insisti em procurar porque Luisa se adaptou bem sem ele.

      Muito obrigada pelo seu carinho. Abraços ♥️

  3. Obrigada por compartilhar Gi. Gosto muito de ler seus textos e conviver com vcs, rsrs (mesmo q virtualmente, hehe) isso me ajuda a entender mais sobre a SD, sobre a singularidade de cada um e também para contribuir para o crescimento saudável da minha Raffa linda.
    Qto aos óculos a Raffa também tem diagnóstico de hipermetropia quatro graus, entretanto ela n gosta de usar os óculos. Tentamos o óculos de silicone, q n ficaram adequados, machucava o nariz e ficava caindo então a ótica trocou pelo de acetato, o qual se adequou melhor ao rostinho dela, mas mesmo assim ela resiste em usá lo. As vezes acho q ela enxerga bem e n precisa de óculos. Fazem uns oito meses q estamos assim. No retorno, em início de fevereiro, com outro especialista, nos indicou q o grau é este mesmo. E estamos assim, conversando, cantando a fim de q ela aceite o uso deste acessório. Abraços.

    1. Oi Jisilaine, muito obrigada pelo carinho. Também tentamos acetato e fibra de carbono. Enquanto começava a digitar pra vc, Drogo e Daenerys estavam disputando os óculos rosa 😅 Ai meu Deus, mais um par que se foi 😅😅😅😅😅

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s